quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O pão de queijo é mineiro mesmo? Uai!

.

Afinal, o pão de queijo veio de Minas mesmo uai?




A origem do pão de queijo se confunde com a própria origem da culinária mineira, acompanhando a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo)moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.

Com o desenvolvimento e expansão do mercado de produtos congelados, o consumo do pão de queijo expandiu-se por todo o país e exterior. Com este crescimento surgiram tecnologias de processamento, desenvolvimento de equipamentos e muita criatividade, como pão de queijo com chocolate, pão de queijo recheado, pão de queijo com ervas, pão de queijo com goiabada, não deixando para traz o tradicionalíssimo pão de queijo, com receitas que são verdadeiras relíquias.




Faça em casa!



Pão de queijo tradicional







Ingredientes:



1 quilo de polvilho (pode ser doce ou azedo);
500 gramas de queijo Minas Padronizado ou Curado;
500 ml de leite;
5 ovos;
2 colheres de mesa de manteiga;
1 colher de sobremesa de sal.

Modo de fazer:

Peneire o polvilho. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C.



Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.


Depois de escaldado, deixe que esta mistura esfrie um pouco e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e solve muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário. Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir e leve ao forno previamente aquecido.



O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final.


Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.


Dicas:


. Use um queijo com sabor autêntico, como um Minas Curado ou um bom Parmesão, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo, né verdade?



. Deixe o polvilho escaldado, esfriar, e somente depois adicione os ovos.



. Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.



. Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará muito gostoso de bão. Bacon moído, alho, cheiro verde também dará um delicioso pão de queijo. Faça um festival em casa!



. Para completar, coe um cafezinho e saboreie seu pão de queijo com um também autêntico requeijão de barra, também das Minas Gerais.



Experimente fazer também um pão de quiejo em formato de bolo! É uma variação que aprendi vendo o Edu Guedes do programa hoje em dia da tv record, é bem simples veja:



Bolo pão de queijo




Ingredientes:



3 ovos

½ xícara (de chá) de óleo

½ xícara (de chá) de leite

1 xícara (de chá) de queijo ralado

250g de polvilho doce

1 colher (de sopa) de fermento em pó


Modo de fazer:


Bata todos os ingredientes (menos o polvilho e o fermento) no liquidificador. Despeje em uma vasilha e acrescente o polvilho e o fermento. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido a 180° por 30 a 40 minutos.

3 comentários:

  1. Óia .. só faltava você falar que o pão mineiro é gaucho. rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Eta coisa boa com um cafezinho hunnnn
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Ju,

    Adorei o seu novo Blog, e as receitas que você está colocando são divinas.

    Aprendi a fazer pão de queijo em Araguari - MG, e a sra. que me ensinou disse que o polvilho também tinha que ser mineiro uaiiii, e mais ainda, que para que o pão de queijo saísse bem macio e fofinho, o polvilho não poderia ser industrializado, mas solto, e deveria, de preferência, ser utilizado o polvilho azedo.

    Só sei que já fiz tanto pão de queijo... E minhas mãos ficavam todas vermelhas, pois ela dizia que a massa deveria ser sovada bem quente, e coloca os ovos, aí sova, coloca os ovos e sova... hehehe

    Mas garanto que saíam deliciosos mesmo.

    Vou experimentar fazer esse seu bolo de pão de queijo, pois esse eu não conhecia. Mas só vou fazer em maio, pois em maio, mais precisamente no final de semana do dia das mães, eu vou à Uberaba, e então irei comprar o queijo meia-cura e o polvilho solto lá em Uberaba... Tudo bem minerimmmm...

    Adorei!

    Obrigada por colocar os banners do meu Site e Blog aqui no seu lindo espaço.

    Te Amodoro!!!

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda para mim! Obrigada!