quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tem alguém aqui que não gosta de brigadeiro?

Eu estou aqui pagando pra ver um sujeito que não goste de leite condensado e de brigadeiro! Que jogue a primeira pedra quem não salivou só de ouvir esse nome!


Mas você sabe como surgiu essas delícias?


O Leite Condensado surgiu com as experiências do francês Nicolas Appert (1820), na esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas, e mais tarde com o empreendedor norte-americano Gail Borden, que tentando desidratar o leite de vaca comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto se tranformava em leite condensado.


A invenção de Borden, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas - e depois colocando esses produtos no mercado - Gail Borden conseguiu notável sucesso para o produto.



No Brasil, antes de ser fabricado aqui mesmo, o leite condensado era importado.



A empresa suiça Nestlé, a maior produtora de leite condensado no Brasil, iniciou suas atividades na fabricação do produto em 1921, na cidade de Araras em São Paulo.


Pensando em leite condensado, não tem como não pensar em brigadeiro! Então vamos saber quem foi o “inventor” dessa delícia!


O Brigadeiro é um doce brasileiro criado na década de 1940. Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.


O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes . Nos anos de 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açucar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, sua esposa fez o doce para arrecadar fundos. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado).


O Brigadeiro Eduardo Gomes merecia uma festa em sua homenagem pela criação não acham?


Agora que tal tentarmos fazer? Depois de falar tanto de brigadeiro e leite condensado já deu agua na boca não é! Então vamos lá, é super simples de fazer!


Você vai precisar de:



1 lata de leite condensado


2 colheres (de sopa) de margarina

5 colheres (de sopa) de chocolate em pó

Chocolate granulado a gosto



Pra fazer é bem simples: é so colocar a margarina em uma panela, em fogo médio e deixar derreter completamente, depois coloque o leite condensado e o chocolate em pó, mechendo sempre para não empelotar. Assim que começar ferver fique de olho para saber qual o ponto certo.



O ponto de brigadeiro (pra poder enrrolar depois) é quando ele começa soltar do fundo da panela. E aquele brigadeiro pra comer na panela mesmo, você pode deixar um poquinho mais mole, ou seja, você apaga o fogo antes dele soltar do fundo da panela!



Depois é só deixar esfriar e fazer as bolinhas e rolar no chocolate granulado!



Uma outra dica é usar esse brigadeiro como cobertura de bolo, é so misturar uma caixinha de creme de leite para que ele fique mais molinho e se divertir cobrindo o bolo!


Huuummmm.. me deu água na boca! Tô indo agora fazer pra conferir a receita (olha a desculpa esfarrapada...) rs

2 comentários:

  1. Olá, Juliana!

    É muito dificil existir alguem quqe não goste de apreciar essas gostosuras. São umas maravilhas.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana! Beleza de postagem! E ainda com direito à história do docinho, que confesso não conhecia. Maravilha!

    A receita ficou bem fácil. Já posso tentar e acertar dessa vez.

    Eu lembro que não deu certo quando tentei, porque não conseguia fazer as bolinhas. A consistência ficou estranha.

    Pelo que vi aqui, acho que não deixei esfriar o suficiente...rs. Será que foi isso?

    Bjs Denize

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda para mim! Obrigada!